PARQUE EM CHAMAS

3.401 HECTARES DESTRUÍDOS PELO FOGO

Processamos a imagem do satélite TERRA que passou ontem (6.8) às 10h30 sobre o parque e a área queimada aumentou em 708,81 hectares em relação a nossa medição anterior.

Isso é uma mostra do descaso total com o parque. Se o Ricardo Franco tivesse uma brigada de incêndio efetiva, o fogo poderia ter sido atacado no primeiro dia e não teria fugido do controle.

Sete brigadistas locais conseguem apagar um foco de fogo com frente de 90 hectares em um dia de combate. Esse era o caso no primeiro dia do fogo no Ricardo Franco. Na quinta-feira, dia 3, quando os satélites registram 89,64 hectares.

As brigadas de incêndio, compostas por no mínimo 7 brigadistas, sempre moradores da região, o que injeta recursos na economia local, são responsáveis pelo monitoramento e pelo primeiro combate quando inicia o fogo. Na maioria dos casos, esse primeiro combate é a diferença entre se conseguir apagar o foco inicial e ter um incêndio florestal de grandes proporções, com um custo imenso de combate e perda irreparável da biodiversidade.

Em vez de gastar com um salário mínimo por mês durante meio ano para manter os brigadistas, o governo prefere apostar na sorte e arriscar gastar milhões com o combate de grandes incêndios como este. Mesmo com todo o louvável esforço do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros, que tem uma guarnição especializada em incêndio florestal, a destruição será imensa.

O cálculo da área já queimada no incêndio florestal foi realizado pela análise e quantificação com validação visual das imagens dos satélites Terra e Água Sensor Modis RGB 7,2,1 NASA/GFDC. A análise e interpretação destas imagens mostra a evolução da cicatriz deixada pelo incêndio florestal:
2/8: sem área queimada

  • 3/8: 89,64 ha queimados
  • 4/8: 723,59 ha queimados
  • 5/8: 2.692,56 ha queimados
  • 6/8: 3.401,37 ha queimados
Foto do parque com fumaça de incêndio
Incêndio de grandes proporções no parque pode ser visto da cidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s